21 de março de 2009

"estado crônico: o dólar furado"

Uma estante repleta de títulos, filmes novos, antigos, vários gêneros, vários atores e o olhar passa rápido tentando encontrar um escolhido que ele sequer imagina qual seja. Na irresponsável procura, seus olhos encontram algo que talvez não devessem ter encontrado, talvez não fosse o momento.

“O Dólar Furado”, um dos clássicos do western spaggetti estava ali, com letras em corres fortes exigindo a atenção. Os olhos dele se fecham e ele volta aos 8, 9 anos, em uma outra locadora de filmes, em outro tempo, ao lado da figura mais próxima de uma paterna que já teve e em um momento único de troca de paixões de ambos, o mais velho fala com uma certa dose de exaltação e apreensão: “você tem que ver esse filme!”.

Aquele foi talvez o mais próximo que os dois já tiveram em anos de convivência. Aquele momento o levou a acreditar que tinha novamente um pai. Aquele momento o fez acreditar que haveria uma razão sensata para a ausência do mais velho. Aquele momento o enganou para a vida toda. Não importa se ao assistirem juntos, o jovem acabou dormindo no meio do filme. Não interessa se nunca mais trocaram informações sobre filme algum (uma das maiores paixões do mais jovem, ao lado de música e de garotas – coisas que de uma forma ou de outra eram sempre contestadas pelo mais velho, em uma mistura de “voz da experiência” com “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”).

E assim, o mais jovem foi enganado por toda sua vida até esbarrar novamente com aquele filme. Alugar, assistir e exorcizar ou deixar de lado, no fundo dos baús da memória tempo o bastante para que aquilo se evaporasse com os anos posteriores?

Então, naquele momento, com o filme nas mãos, ele decidiu cortar as próprias asas e cair, pois ele sabia, que poderia voltar de qualquer lugar que tivesse ido ou estado anteriormente, mesmo que na volta ele não fosse mais exatamente como era antes.




Da série "estado crônico"


PS: "Tomorrow in the palm of our hands
What's gonna be left but a thorn without roses
Tomorrow in the palm of our hands
We're gonna take hold of a thorn
Of a thorn without a rose"

A Thorn without Rose by Edguy

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...