8 de maio de 2009

"a genialidade de Fante"


John Fante criou um dos mais carismáticos e complexos (ao mesmo tempo que simplório) personagens da literatura norte-americana. Arturo Bandini, personagem principal de alguns de seus livros como Sonhos de Bunker Hill e Pergunte ao pó, é o alter ego de Fante, perdido numa cidade pós-depressão de 1929 e que tenta simplesmente ser escritor.

A sensibilidade de Fante em seus escritos é comovente. Não por acaso, ele se tornou uma grande influência para toda uma geração de escritores (além de outras formas de arte) do mundo todo.

 

Quer saber o que é ser estrangeiro na própria terra? Pergunte a Bandini:

"Saí para uma caminhada pelas ruas. Meu Deus, aqui estava eu de novo, perambulando pela cidade. Olhei para os rostos ao meu redor e sabia que o meu era como o deles. Rostos drenados de sangue, rostos tensos, preocupados, perdidos. Rostos como flores arrancadas de suas raízes e enfiadas num vaso bonito, as cores se esvaindo rapidamente. Eu tinha que sair daquela cidade."

John Fante - Pergunte ao Pó.

 

***

 

Leiam o livro! Quanto ao filme, bem, não sei se valhe tanto a pena assim!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...