5 de outubro de 2012

uma história nada de mais...


Vou lhes contar uma história. Nada demais, mas que faz sentido contá-la aqui, apesar de o embrião ter nascido em outro lugar, num outro momento.
Ouvir e curtir boa música em Fortaleza durante os anos 90 era bem complicado. Para mim, o troço todo se intensificava por ser um adolescente sem muita grana para torrar com discos, mas mesmo assim, montei uma coleção bem interessante, mas divago...
Estamos falando de uma época que o CD se popularizava e ganhava força. Com esse formato meio que nasceu já enterrando os outros (LP, K7...), houve todo um hype sobre ele o que fez com que os mercadores de discos na (mais) provinciana (ainda) Fortaleza simplesmente sumissem com os outros formatos. Houve um investimento pesado (mas mesmo assim com pouca variedade) sobre os CDs em detrimento aos LPs, K7s, que simplesmente sumiram das estantes... e como toda novidade, comprar CD era meio caro (principalmente para um adolescente).
Então, por mais que estivéssemos sedentos por música, muito pouco nos chegava. Lembrem-se que estou falando de um período pré-mp3, com conexão discada que te levava para uma web desértica e que, na provinciana cidade, não se encontrava com facilidade quem consertasse vitrolas e toca-fitas com facilidade. Quando estes quebraram, quase todos migraram para os CD Players.
que look hein, Leoni?!
Já no final da década de 90, a MTV já se consolidava (mesmo que com pouca coisa nacional) e muitos dos discos dos 80 já poderiam ser achados em CDs, mas nem sempre com tanta facilidade. Muitas vezes, consegui discos de amigos que iam para São Paulo e compravam para mim ou de formas mais complexas (Alguém lembra do MusiClub?!). Foi no último ano do século passado, em 2000, quando completava 18 anos, entrava na faculdade, enfim, uma época de mudanças, que comprei uma coletânea chamada “Música! O melhor da música do Heróis da Resistência”.
Nuss! Eu ouvi esse CD até fazer um buraco nele... não tinha sido caro, era relativamente difícil de achar, mas achar os discos (não coletâneas) do Heróis da Resistência era algo impossível naquele momento e naquele lugar. Como eu e alguns amigos tínhamos o hábito de sempre carregar alguns CDs quando íamos à casa um do outro, esse disco tornou-se obrigatório em cada encontro. Se eu não levasse, eu apanhava!
Já se passaram mais de 12 anos e até hoje ainda curto todas as músicas dessa compilação e mesmo sendo uma coletânea, ele é um dos meus Top 5 fácil, mesmo não sendo permitido pelo nosso código de discussão sobre música, mas como todo mundo curtia esse disco também...
Falei que era uma história nada demais, mas é que escutei essa música, lembrei disso e percebi o quanto sou fã do Leoni até hoje.


A versão original dessa música tá aqui!

PS: Só para constar, essa música nem está nessa coletânea que falei, mas a lista com todas as músicas você encontra aqui.

PS2: sigam o cara no tuinter

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...