27 de agosto de 2011

"estado crônico:
um conselho e nada mais!"

Você é jovem. Não adianta não querer parecer ou se mostrar adulto. Você é jovem e isso não significa que você seja imaturo, apesar de muitas vezes ser quase regra.

Você é jovem e tem um mundo de possibilidades pela frente. Assuma isso, senão talvez nunca realmente aproveite o que está por vir. Não se feche, não é hora de querer brincar de se esconder em "casulos". Nem sempre saem belas "borboletas" disso, muito pelo contrário. Às vezes, quando se fecha em uma rotina, no seu próprio mundinho, nesse casulo, perde-se o mundo ao redor. Aquilo encerra um mundo de experiências que poderiam lhe complementar como ser humano, mas eu sei que às vezes dói olhar para o lado e perceber que o mundo ao redor mudou. Ou pior, percebe-se que houve uma mudança, mas o medo faz com que feche os olhos e tente esquecer isso tudo.

Você é jovem e pode até alegar que também sou. Que bom que esse seja o modo que me veja. Pouco aprendi na vida que possa ser "encerrado" e "embalado" como conselho. Na verdade, continuo aprendendo a cada dia em livros e nas ruas, em conversas sérias sobre política e em tirinhas descontraídas nas páginas do jornal. Você é jovem e essa é a hora de aprender. Depois de um tempo, o fluxo de coisas que entra na caixola é bem menor.

Você é jovem e já tem certeza que sabe como se vestir, como se portar e talvez saiba até bem mais que eu. O que me incomoda é que cada vez mais, você parece querer abraçar estereótipos como se fossem "asas" quando eles são "prisões" para almas fracas e você, jovem, nunca foi fraco, apesar de saber que por vezes lhe faltou forças para levantar, depois de um tropeço. Você é jovem, você aprende.

Escrevo isso para muitos jovens. Contudo, sei que a maioria deles não lerá. Dos que lerem, pouquíssimos levarão estas palavras consigo em seus corações. Isso me entristece, mas o pouco que posso fazer está nos parágrafos anteriores. Está plantado, que vocês jovens agora colham...


***

da série "estado crônico"

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...