14 de agosto de 2011

Lista de filmes preferidos (terror/suspense)




Algumas pessoas, vez por outra, pedem-me indicação de filmes desse gênero, então decidi fazer essa listinha
*Psicose
(Psycho - 1960)
Um dos melhores filmes de Alfred Hitchcock, esse filme tem uma das tramas mais bem armadas do cinema ocidental, sem contar na antológica cena da cortina do banheiro.
Em 1998, Gus Van Sant dirigiu a refilmagem desse clássico do suspense.
*O Iluminado
(The Shining – 1980)
Abusando de brincar com os sentidos de seus telespectadores, Stanley Kubrick fez desse seu filme um mergulho às margens da sanidade, não tendo a menor vergonha de ultrapassá-la.
*O Exorcista
(The Exorcist – 1973)
Outro grande clássico do estilo, William Friedkin dirigiu o que seria o seu maior filme (juntamente com “Operação França”, mas que não entra nessa lista). Tendo como mote principal a possessão de uma jovem adolescente, esse filme trouxe várias cenas antológicas, como a da descida da escada ou a da “interação” da jovem possuída com um crucifixo, entre tantas outras.
*A Noite dos Mortos Vivos & *O Despertar dos Mortos
(Night of the Living Dead – 1968 & Dawn of the Dead – 1978)
George Romero pode ser considerado o grande nome quando o assunto é “zumbi” no cinema. Esse diretor pegou a ideia de mortos ressuscitados interessados em comer cérebros e a aprimorou de tal modo que acabou criando toda a lógica de funcionamento de tais filmes. Nestes dois clássicos, Romero explorou a natureza humana não só pela hedionda forma dos que se foram, mas que perambulam famintos pela Terra. Ele foi além e mostrou o quanto o ser humano se transforma em situações extremas (tanto positiva como negativamente). Das ruas ao shopping, esses dois filmes merecem definitivamente ser vistos juntos, em sequência se possível.
*Poltergeist
(Poltergeist – 1982)
Dirigido por Tobe Hooper e produzido por Steven Spielberg, esse clássico do cinema de terror/suspense trouxe toda uma série de inovações no que diz respeito à efeitos especiais, o que obviamente possibilitou uma quantidade (e “qualidade”) maior de sustos aos espectadores, quando o casal e seus filhos têm que enfrentar uma possessões demoníacas, espíritos macabros, que habitavam a casa deles.
*Massacre da Serra Elétrica
(The Texas Chain Saw Massacre – 1973)
Também dirigido por Tobe Hooper (mas produzido anteriormente), esse filme é um dos filmes com as mais brutais cenas do cinema até então. Pode-se até dizer que este filme estabeleceu todo um novo modo de se produzir filmes do gênero, inclusive com o agravante de que ele era baseado em fatos reais. Além das inovações técnicas na produção do filme, o filme também trouxe um elemento que se não foi original, é no mínimo e até hoje, uma das maiores referências em filmes de terror: a figura do vilão em sua trama de horror psicológico. Conhecido como “Leatherface”, esse personagem serviu de inspiração por diversas vezes em filme posteriores.
*Sexta-Feira 13
(Friday 13th – 1980)
Tendo como grande vilão Jason Voorhees, o cenário principal é um acampamento que está prestes a reabrir após um brutal assassinato de um casal vinte anos antes. Esse filme deu origem a mais nove outros, sempre tendo como marca principal a presença do assassino com máscara de Hockey.
*A Hora do Pesadelo
(A Nightmare on Elm Street – 1984)
“One two, Freddy is comming for you. Three four, better lock your door. Five six, get your crucifix. Seven eight, gonna stay up late. Nine ten, never sleep again”… em um dos momentos mais macabros desse filme (que deu origem a mais seis filmes) essa ciranda de roda é cantada em um sonho. Tendo como vilão o famoso Freddy Krueger, esse filme tem como uma das maiores características o fato de abusar do transporte entre “realidade” e “sonho”, já que, tentando deixar seus espectadores tão perdidos quanto seus personagens, Wes Craven fez com que essa percepção a respeito do que era real ou não fosse várias vezes perdida.
*Uma noite alucinante
(Evil Dead – 1987)
Antes de falar dos “três” filmes de Sam Raimi, é necessário esclarecer uma dúvida frequente sobre esse filme. Essa versão de “Evil Dead” de 1987 é na verdade uma mistura de remake com sequência do filme homônimo de 1981. Usando de novo quase todo o elenco e locações, o filme de 1981 saiu no Brasil com o nome de “A Morte do Demônio”, já o de 1987, saiu como “Uma noite alucinante”. Outro aspecto interessante é que quando saiu a sequência com o nome “Army of Darkness”, foi distribuído no Brasil como o título “Uma noite alucinante 3”.
Confusões a parte, Sam Raimi (juntamente com o ator com quem mais trabalhou, Bruce Campbell) criou um mundo em que por mais que abusasse dos sustos e das situações de horror psicológico, também era permeado com muito humor, algo não necessariamente inovador, mas utilizado em excesso.
*Todo mundo quase morto
(Shawn of the dead – 2004)
Como o assunto é terror e humor, essa lista foge dos filmes das décadas de 60, 70 e 80 e salta para 2004 com um propósito: juntar dois assuntos já citados aqui, humor e zumbis. Com muitas referências aos clássicos do gênero, principalmente aos filmes de George Romero, esse é um filme de humor, mas com toda a estrutura básica dos filmes de terror – principalmente os de zumbis.
*Zumbilândia
(Zombieland – 2010)
Outro importante filme referencial a estrutura zumbi+humor, com um elemento diferencial. Já que esse filme se utiliza de uma perspectiva que vai além da “sobrevivência”. Este filme é marcado por uma visão que vai além da ideia de “fim do mundo”, trazendo uma perspectiva de “convivência”, que de alguma forma superaria toda uma série de escrúpulos e valores morais perdidos pelos humanos em filmes como os de Romero, adotando a possibilidade de uma “existência” se não pacifica, aceitável de um mundo que está perdido.
Menções honrosas:
Um lobisomem americano em Londres
(An American Werewolf in London – 1981)
A Profecia
(The omen – 1976)
A Mosca
(The Fly – 1986)
Drácula
(Dracula – 1992)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...